“‘TÁR’: Manipulação, ABUSOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS”
“‘TÁR’: Manipulação, ABUSOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS”
Aviso: Contém SPOILERS… E aos que forem assistir ao filme e passaram por situações abusivas: contém gatilhos e insights…
“Tár (2022)” A descrição do filme quando se “dá um Google” é: “O filme examina a natureza mutável do PODER, seu impacto e durabilidade em nosso mundo moderno.”
Esse post é um relato de “catarse”… pois o filme disparou muitos gatilhos e insights de situações abusivas pelas quais já passei e creio que grande parte das pessoas já vivenciou, ou ainda vivencia, em relacionamentos pessoais e/ou profissionais…
Vamos aos insights: A maestrina (Lydia Tár) protagonista do filme vivida por Cate Blanchett, é mulher e boa parte dos abusadores na vida real são HOMENS;
2. As manipulações por ela realizadas se dão de forma SUTIL, via SEDUÇÃO (ela é extremamente sedutora com alunas e parceiras (lembremos que é lésbica);
3. Ela exerce PODER via EXPERTISE, ou seja, por ser uma REFERÊNCIA EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO sua palavra e ações jamais são questionadas e com isso passa a tomar atitudes ANTIÉTICAS, INJUSTAS e nocivas para o grupo;
4. Mostra-se extremamente desconectada da realidade quando os abusos cometidos vêm à tona e bastante PERSECUTÓRIA, quando na verdade é o RESULTADO DE SUAS AÇÕES QUE PASSA A SE VOLTAR CONTRA ELA.
Quando se fala em MANIPULAÇÃO, podemos dizer que hoje mais do que nunca estamos sujeitos, já que há uma linha tênue entre INFLUÊNCIA (“influencers”) E MANIPULAÇÃO.
Você presta atenção nos sinais de manipulação em suas relações?
A pergunta que fica é: O quanto estamos expostos a esse “JOGO RELACIONAL” e como podemos nos BLINDAR de predadores travestidos de humanos?
Há muitos “TÁRS” espalhados por aí…cuidado!
Busque autoconsciência!
Compartilhe essa ideia…
#despertandoaconsciencia
#encontrandoaessencia
Fonte da imagem: Canva