Skip to content

Agenda Solidária

A quem se destina a assistência emocional?
Podemos dizer que, hoje, apenas àqueles que podem pagar por ela.

Quem são essas pessoas? 

Vejamos… Com a crise que assola o mundo e especialmente o Brasil, levada por um contexto político, econômico, social, cultural e histórico em termos de desigualdade, os que podem se beneficiar de assistência emocional estão condensados na pequena porcentagem da classe média e alta, assim como, nas elites.

Quando ouvimos que a assistência emocional é “elitizada”, no nosso caso é uma grande e dolorosa realidade…

agenda-ybrida

Vocês vão se perguntar… “Mas e o SUS? Ele oferece assistência emocional ‘de graça’ aos usuários…” “Quem quer mesmo vai atrás….” Falas como essa são comuns e completamente descontextualizadas da realidade… são, no fundo,”elitizadas” e preconceituosas…

O SUS tem limitações e apresenta uma enorme defasagem no quesito SAÚDE MENTAL, não conseguindo abranger a gama de necessidades nesse aspecto…

Vocês vão se perguntar de novo… “E o que EU (PROFISSIONAL DE SAÚDE MENTAL) tenho que ver com isso?” Absolutamente TUDO! Aqueles(as) que tiveram a oportunidade de estudar, de se especializar, de sair de condições miseráveis de vida, ou que já nasceram bem longe da realidade da maioria das pessoas do planeta têm dever para com os(as) menos favorecidos(as).

ybrida5

Se não sabia desse fato, te convido a refletir a respeito…

Vocês vão se perguntar mais uma vez… “Eu DEVO? Imagina, tudo que EU consegui foi por MÉRITO PRÓPRIO! Foram eles(as) que não se ESFORÇARAM O SUFICIENTE.” Quando mencionei que os(as) que conseguiram se sobressair em termos financeiros, intelectuais, culturais e técnicos, foram às custas dos menos favorecidos(as), que ao longo da história (de TODOS NÓS) foram sacrificados(as), para que nós pudéssemos galgar o lugar que ocupamos.

Ter clareza do LUGAR QUE OCUPAMOS NA HISTÓRIA nos coloca em débito e nos cobra posicionamentos éticos…

Vocês vão se perguntar mais uma vez… “E o que EU posso fazer?” MUITO: DOAR E SE SOLIDARIZAR!

Convido TODOS(AS) VOCÊS PRIVILEGIADOS(AS): PSICÓLOGO(AS), PSICANALISTAS, PSIQUIATRAS A FAZEREM PARTE DA AGENDA SOLIDÁRIA.

Abrir uma porcentagem (1%, 5%, 10%…) de sua agenda para valores condizentes com outra realidade social que não a sua! O que pode corresponder a 1% da sua hora…

SIM, EU DISSE 1% DA SUA HORA.

4260900

Veja… Quando as pessoas tem acesso à assistência emocional, elas podem passar a ver o que não viam, podem revisitar padrões comportamentais (conscientes e inconscientes) que as mantiveram desde o nascimento em lugares objetivos e subjetivos de sofrimento e violência. 

Elas podem se sentir GENTE novamente, ou ainda, GENTE pela primeira vez em suas vidas, sentirem-se dignas de cuidado e atenção. Algo que VOCÊ pode proporcionar.

Os outros 99% serão revertidos a você com uma sociedade mais justa e menos violenta para VOCÊ que, também, vive nela!

3874156

Profissional de saúde mental (psicólogo(a), psiquiatra, psicanalista) se quiser fazer parte, como devo proceder?

Basta entrar em contato, informando seu nome completo (e/ou de sua clínica), seu e-mail e contato telefônico, para que a lista de divulgação seja organizada e divulgada por aqui. 

Se deseja iniciar ou retomar os cuidados com sua saúde emocional e precisa de revisão financeira para prosseguir, e que esteja de acordo com sua realidade social, há profissionais parceiros com essa abertura que podem assistir você. Entre em contato conosco.

E então, vamos nessa?

Alessandra Zampoli

Psicanalista

alessandratzampoli@gmail.com
(19) 99771-3443

Leonardo Romeira Salati

Psicólogo

leonardosalatipsi@gmail.com
(51) 99784-4653

Maria Adriana Lima de Siqueira

Psicóloga

psiadrisiqueira@gmail.com
(11) 94369-8276

Dhiene Araújo Oliveira

Psicóloga

dhienearaujo@gmail.com
(11) 96379-4651
logo_ybrida

Promoção da saúde mental/emocional, com ética e respeito à individualidade humana e às particularidades de cada sujeito e organização.

Fale conosco

Rua Topázio 701, 5º Andar - V. Mariana - SP

Cep 04105-062

Onde estamos