Clínica Ybrida
Prevenção e Promoção da Saúde Emocional
“Torna-te quem tu és.”
F. Nietzsche

Muitas são as formas de sofrer e cada indivíduo apresenta particularidades nesse aspecto.
Elas correspondem a história de vida de cada um e suas manifestações são intermediadas pela cultura e sociedade na qual estamos inseridos.
Por esse motivo se diz que o sofrimento é único e daí nossa dificuldade em exercer alteridade e empatia: o(a) outro(a) é de fato, um OUTRO(A).
Ser um(a) OUTRO(A) diante de muitos(as) outros(as), dar-se conta de que o é, e criar laços nesse contexto (a)dverso costuma ser fator de sofrimento, bem como, respeitar os próprios desejos diante de demandas externas tão “urgentes” e complexas do mundo moderno (o Burnout coletivo está aí para nos alertar a respeito).
Aprender a criar bordas para os influxos externos tão nocivos, dar corpo ao que é próprio do sujeito e minimizar interferências de expectativas alheias, costuma ser outro fator de extrema angústia para muitos(as).
Questões raciais e de gênero construídas histórica e culturalmente perpassam nosso cotidiano de maneira cada vez mais acentuada, trazendo dúvidas e ansiedades quanto ao respeito à diversidade (saber que o outro é um OUTRO, lembra?) e aos direitos de cada um em exercer sua autonomia enquanto ser vivente e sujeito desejante.
Em meio a tudo isso, mudanças repentinas ou programadas se apresentam, perdas objetivas e subjetivas aparecem, forçando-nos a mudar com certa urgência e entrar em “trabalho de luto” sucessivas vezes ao longo de nossa história.
Minimizamos tais processos e por vezes deixamos que sintomas emocionais se agravem por negligência conosco e com a complexidade que é SER HUMANO.
A Clínica Ybrida intenciona possibilitar uma escuta sensível e franca e DAR ECO ao sofrimento existencial, pelo qual todos(as) nós passamos ou passaremos, possibilitando a criação e/ou abertura de portas e janelas emocionais mais saudáveis.
“Escutar-se é potencializar o humano que há em cada um de nós.”
D. Bernardes

Promoção da saúde mental/emocional, com ética e respeito à individualidade humana e às particularidades de cada sujeito e organização.