“SEU CV DIZ MUITO sobre SUA SAÚDE MENTAL/FÍSICA”
“SEU CV DIZ MUITO SOBRE SUA SAÚDE MENTAL/FÍSICA”
Nas últimas duas semanas me vi às voltas com papéis, muitos papéis: exames, certificados, comprovantes, NFs… burocracias da nossa vida REAL que precisam ir para a famosa “nuvem”…
Com essa organização tive excelentes insights e constatações interessantes…
Vejamos… Em uma matéria lida agora pouco, através dos Stories da amiga @lucianadadalto, mais uma pergunta ressoou sobre os LIMITES DA VIDA PESSOAL/PRIVADA E PROFISSIONAL e suas implicações e nossa saúde mental/física. VOCÊ SABE QUAIS SÃO ESSES LIMITES, SERÁ QUE HOJE ELES EXISTEM?
De que modo nossa vida pessoal/privada sofre interferências da vida profissional?
Enquanto organizava os documentos, fui fazendo uma cronologia entre exames e períodos em espaços de trabalho mais desgastantes e adoecedores… Adivinhem: os períodos de maior sintomatologia e maior realização de exames está DIRETAMENTE atrelado a esse estilo de vida COMPLETAMENTE COOPTADO PELO TRABALHO E SEM LIMITES ENTRE VIDA PRIVADA/PARTICULAR E PROFISSIONAL….
Vocês vão me dizer: “Mas essa constatação é ÓBVIA”… Sim, pode até ser… Mas quando e quantos de nós têm essa CONSCIÊNCIA NO MOMENTO EM QUE ISSO ESTÁ OCORRENDO? QUANTOS DE NÓS TÊM A CLAREZA E A CORAGEM DE QUESTIONAR O QUE ESTÁ HAVENDO ENQUANTO O CORPO FALA (às vezes ele GRITA mesmo)?
Quando é que nos abrimos para a pergunta que Neymar fez sobre os limites entre as dimensões profissional e privada/pessoal da vida?
De quem é a vida no mundo Capitalista Neoliberal?
Bem…
Meu resultado da pesquisa quali-quantitativa (estudo de caso na verdade rss) que fiz nas últimas semanas e meu olhar de “pesquisadora” diz:
Será dos planos de saúde (se, “com sorte”, pudermos pagar por eles)… Será do SUS, se “com sorte”, ainda o tivermos apesar do desmonte em curso…
OU….
Pode ter outro desfecho…
Se dermos início a uma maior conscientização sobre o “estilo de vida” VENDIDO como chave para o sucesso e para a vida boa… Sucesso de quem e vida boa para quem?
O BURNOUT e os PLANOS DE SAÚDE TÊM GANHADO MUITO COM OS WORKAHOLICS DE PLANTÃO!
Referências
SANDEL, M.J. A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum?. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
Busque autoconsciência!
Compartilhe essa ideia…
#despertandoaconsciencia
#encontrandoaessencia
Fonte da imagem: Canva