EU NÃO SOU da COSTELA de ninguém!
“EU NÃO SOU da COSTELA de ninguém”
“E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.” Gênesis 2:22
Cuidado, vamos polemizar… AGUENTA FIRME AÍ!
Vejamos… Como a simbologia por trás de uma citação bíblica pode afetar a subjetividade das mulheres e sua “avaliação” social na ideologia do PATRIARCADO?
A “mulher” existe subjetivamente, no contexto social, ou é tida como um SER de SEGUNDA CATEGORIA?
“O surgimento do monoteísmo hebraico toma a forma de um ataque aos cultos difundidos a várias deusas da fertilidade. Ao escrever o Gênesis, a criação e a procriação são atribuídas ao Deus onipotente, cujos epitáfios “Senhor” e “Rei” o estabelecem como UM DEUS MASCULINO.”
Então, nessa lógica, quer dizer que além de UM DEUS (agora) MASCULINO a mulher é CONSTITUÍDA (SIMBOLICAMENTE) através de um HOMEM?
“Essa desvalorização simbólica das mulheres em relação à divindade torna- se uma das metáforas fundamentais da civilização ocidental.”
” A outra metáfora fundamental é oferecida pela filosofia aristotélica, que admite como fato que mulheres são SERES HUMANOS INCOMPLETOS E DEFEITUOSOS de uma categoria totalmente diferente da dos homens.”
G. Lerner
“É com a criação desses dois constructos metafóricos que se constroem os próprios alicerces dos sistemas de símbolos da civilização ocidental; que a subordinação das mulheres passa a ser vista como “natural”, tornando-se, em decorrência disso, invisível.”
G. Lerner
Questões que se colocam….
Se as mulheres vieram (simbolicamente) da costela do homem, a metáfora pode sustentar a INCOMPLETUDE e/ou DEFEITO (inferioridade) delas? Qual a função dos constructos metafóricos em nossa AVALIAÇÃO DA REALIDADE e do mundo que nos cerca? O sistema de símbolos da civilização ocidental coloca a mulher em um “não lugar” na estrutura?
4. VOCÊ MULHER, sabe que lugar ocupa nessa lógica e quais os desdobramentos desse “não lugar” em sua constituição psíquica e SAÚDE MENTAL? 5. VOCÊ HOMEM, sabe que lugar ocupa nessa lógica e quais os desdobramentos desse LUGAR PRIVILEGIADO em sua constituição psíquica e COMO VOCÊ AFETA A SAÚDE MENTAL DAS MULHERES quando não se conscientiza dessa lógica perversa?
“A cultura e as ideologias por trás dela são construções sociais (humanas), não são naturais. Da mesma forma que são criações podem (e devem) ser criticadas e transcendidas, visando melhores formas de vida em sociedade.”
Consegue imaginar os efeitos dessa estrutura perversa sobre a SAÚDE MENTAL DE TODAS E TODOS NÓS?
Referências
LERNER, G. A criação do patriarcado. São Paulo: Ed. Cultrix, 2019.
MORALES, H. Presença de Antígona: O poder subversido dos mitos antigos. Rio de Janeiro: Rocco, 2021;
Busque autoconsciência!
Compartilhe essa ideia…
Fonte da imagem: Canva