Como o DISCURSO MASCULINO INVALIDA O FEMININO?
“Como o DISCURSO MASCULINO INVALIDA O FEMININO?”
Você mulher já se viu nessa situação?
“Em um episódio do Podcast @poddelas ‘MD Chefe’ interage com a entrevistadora Bruna… Ela menciona: “Eu queria te fazer uma pergunta…” Ele: “PERGUNTE…” Ela: “Sobre Whisky, eu sou casada, ele tem 32 anos, quando ele fez 30 eu dei um Whisky pra ele…”
Ele: “ÃH…” (com um ar de desdém…) Ela: “Rsss” (ri, aparentemente sem graça…) Ele: “TIPO, PROSSIGA…” (virando o rosto com ar de “superioridade”) Ela: “O apelido dele é Bala né, aí eu dei o Whisky BALLAntines 30. Conhece? Já tomou?” Ele: “CONHEÇO, É BOM…” Ela: “Como que toma ele?”
“MD Chefe” responde:
“COM O COPO!!!!”
Em uma conversa aparentemente despretensiosa podemos identificar como, nas entrelinhas, o discurso masculino invalida o feminino…
Como isso ocorre na prática?
Deixo o convite para que assistam o trecho da entrevista e façam a própria análise… é um exercício interessante…
Podemos perceber no corte da entrevista…
1. Comunicação não verbal denotando “superioridade” através do olhar e contato visual, sorriso (ausência completa), gestos, expressão facial, postura corporal, movimentos de cabeça…”)
2. A comunicação verbal aparenta desinteresse pela interlocutora e pela pergunta, que, no caso, ela pede permissão para executar, sendo que ele está em um programa para respondê-las, pois aceitou o convite.
Questões que se colocam…
Se essa pergunta fosse realizada por um HOMEM, ele trataria o interlocutor da mesma forma? Se ele estivesse interagindo com um HOMEM, teria a mesma postura não verbal de superioridade?
Se ele estivesse interagindo com um “igual”, teria dado essa resposta em tom de superioridade e literal, para uma pergunta metafórica, tentando “lacrar” com a interlocutora?
O machismo (“filho querido” do patriarcado) se mostra nas sutilezas das interações… convido a observar…
Já se perguntou como as questões de gênero se apresentam na comunicação e invalidação do feminino por essa via?
Busque autoconsciência
#despertandoaconsciencia
#encontrandoaessencia
Compartilhe essa ideia…
Fonte da imagem: Canva